SNOWDEN – HERÓI OU TRAIDOR – Snowden

Cartaz do filme SNOWDEN – HERÓI OU TRAIDOR – Snowden

Opinião

Em tempos de total invasão de privacidade em todas as esferas da vida, trazer à tona a história de Edward Snowden faz sentido. Ainda mais na semana em que a política americana (e mundial) caiu em mãos explicitamente sem escrúpulos – porque não dá pra por a mão no fogo por ninguém, mas diante das declarações de Trump, parece que tudo fica realmente muito claro.

Gênio da matemática, da tecnologia, da lógica da internet, Snowden (Joseph Gordon-Levitt, também em A Travessia, 500 Dias Com Ela) entra para a CIA, é um expoente da agência e é visto com o funcionário capaz de montar o maior esquema de espionagem que recaiu sobre o cidadão comum. E capaz de revelar, ao mundo, que a Agência de Segurança Nacional (NSA) seria capaz de tudo em nome da soberania – do Estado sobre o indivíduo. Snowden põe a boca no mundo e precisa se exilar na Rússia porque nos EUA ele não entra mais.

Dirigido por Oliver Stone (também de Selvagens), tem ritmo de thriller, cara de filme de espionagem (#sóquereal), pincelado por um romance e todas as questões privadas que se mesclam com as públicas – numa alusão a essa confusão que se tornou a vida de qualquer cidadão comum com o uso da tecnologia em todos os campos da vida. Quem rastreia quem? Quem é o espião e quem é o espionado? Parece que estamos todos dentro de um saco só.

Trailers

Comentários