QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO – Slumdog Millionaire

Cartaz do filme QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO – Slumdog Millionaire

Opinião

Lembrei-me do filme vencedor do Oscar de 2009 por causa da atriz Freida Pinto, que está no novo longa de Woody Allen, Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos. Nesse seu segundo longa, a modelo e atriz indiana está ainda melhor, mais bonita e ainda mais competente. Quem Quer Ser um Milionário foi seu primeiro trabalho como atriz, que já lhe rendeu reconhecimento internacional.

Mas o fato é que foi um prazer rever este filme. A sensação é diferente e desta vez o que mais me impressionou foi a fotografia, o enquadramento, as cores, o visual de uma Mumbai das favelas, da miséria, dos becos, das vielas, da infância perdida e mal tratada. Talvez pelo fato de a história já ser conhecida (que também é muito boa) eu tenha agora prestado mais atenção na imagem enquanto linguagem complementar e tão importante quanto o enredo em si. As cores da Índia são lindas e a miséria do país não é tratada de forma sensacionalista. Há um realismo forte, sem vitimização e até com certa graça e beleza na composição que se faz de som e imagem.

Quem já assistiu ao filme sabe que a luta de Jamal por sua amada Latika, seu desentendimento com o irmão, o preconceito, o poder da observação e da criatividade enquanto fontes de conhecimento, a marginalização dos menos favorecidos como única alternativa e a cruel escola da vida propriamente dita consomem a atenção e a emoção do espectador quase que completamente. Não é para menos. Também por isso, assistir pela segunda vez abre a possibilidade de apreciar esse trabalho conjunto de som, imagem, edição e direção tão premiado mundo afora.

Quem Quer Ser um Milionário é baseado no livro Sua Resposta Vale um Bilhão, do indiano Vikas Swarup.

 

Trailers

Comentários