O CUSTO DA CORAGEM – VERONICA GUERIN

Cartaz do filme O CUSTO DA CORAGEM – VERONICA GUERIN

Opinião

História real de quem teve coragem de mexer no vespeiro e acabou pagando caro. Cate Blanchett é Veronica Guerin, jornalista irlandesa do The Sunday Independent, que investiga os chefões do tráfico de drogas em Dublin em 1996, perturba a ordem das máfias e acaba sendo assassinada. A atriz já tinha feito uma jornalista investigativa em Conspiração e Poder – quando a questão maior era a importância da apuração dos fatos, ainda mais quando se trata de acusações.

Como sempre, Blanchett (também em Babel, Blue Jasmine, Carol) aparece poderosa nas personagens que faz. Determinada, vai fundo numa engrenagem perigosa, desvendando a rede de crimes e corrupção da máfia na Irlanda da década de 1990, trabalho que o poder público e a polícia não eram capazes de fazer.

O filme tem ótimos ritmo e suspense, que transmitem bem o posicionamento firme e decidido da repórter que vai até as últimas consequências. Segundo o relatório Bilan, do Repórteres Sem Fronteiras, 65 jornalistas foram mortos em 2017 enquanto trabalhavam, principalmente na Síria e México. Sem contar os que estão presos, que são 326. Portanto, é uma história real importante e presente na vida dos jornalistas que se lançam em batalhas inglórias e conflitos mundo afora.

Comentários