MUITO ALÉM DO PESO (Mostra de Cinema SP)

Cartaz do filme MUITO ALÉM DO PESO (Mostra de Cinema SP)
Direção:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Muito além do peso, da diretora Estela Renner (leia entrevista), trata de vários extremos. O principal, é o peso, o excesso de gordura que as crianças carregam (33% das brasileiras estão acima do peso), que acarreta em doenças antes típicas do corpo adulto, como a diabetes, hipertensão, trombose, depressão, problemas respiratórios. Mas o interessante também é reparar em todos os outros excessos ligados a esse primeiro, típicos da vida atribulada, corrida e concorrida que levamos.

O argumento é praticamente o mesmo. Não temos tempo: tem-se menos controle sobre o que as crianças comem. Não temos tempo: prima-se pela comida rápida, instantânea, processada. Não temos tempo: é a desculpa para delegar para a escola. Não temos tempo: formamos crianças sem instrução sobre a importância dos alimentos, do cuidado com a saúde. Não temos tempo: a publicidade é quem escolhe aquilo que entra na nossa casa. Consumimos inconsciente e desmedidamente; não há reflexão, mas imediatismo. Concorremos com o outro; consumo de alimentos é ligado ao status, poder, posse, posição social. Desesperador. Um bombardeio de informações, na contramão do que é uma alimentação saudável e indicada para o crescimento equilibrado da mente e do corpo das crianças.

Considerada a maior pandemia de todos os tempos, a obesidade atinge todos os continentes, sem exceção. Interessante o recorte que Estela faz do assunto, sem ser professoral. Num tom de informalidade, estabelece uma relação próxima com seus entrevistados, conseguindo declarações preciosas das famílias que participaram do documentário. E deixa claro o pouco que se sabe sobre o valor dos alimentos, sobre a qualidade daquilo que está sendo ingerido dentro de casa.

Diretora também do curta Criança, A Alma do Negócio,  Estela se preocupa em passar o recado e colocar as pessoas em estado de alerta, respaldada pela opinião de profissionais brasileiros, americanos e ingleses, e de uma amostragem do Brasil todo. Intercalando entrevistas e infográficos lúdicos e informativos, Muito Além do Peso deve servir para chacoalhar pais e filhos. O que entra em casa é uma questão de parceria. Todos têm que participar. E com a linguagem escolhida, fica fácil trazer o filme, as questões e problemáticas discutidas e perspectivas para o futuro para dentro de casa. Aqui, foi assunto na sobremesa. Com frutas.

Trailers

Comentários