FOXCATCHER – UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO – Foxcatcher

Cartaz do filme FOXCATCHER – UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO – Foxcatcher

Opinião

Assim como em CapoteO Homem Que Mudou o Jogo, Foxcatcher é baseado em fatos reais. Todos obra do diretor Bennet Miller. Revi Capote recentemente e Philip Seymour Hoffman é de uma presença impressionante. Gostei ainda mais do filme. Também aqui, os personagens têm essa força e uma áurea de mistério. De novo, dispensaria o subtítulo, mesmo porque não sei se o mundo ficou chocado com o que aconteceu nos jardins da mansão do herdeiro du Pont. Dispensaria porque Foxcatcher é o fio condutor da narrativa, fio esse que vamos conhecer logo no começo do filme. Portanto, prescinde de maiores explicações – custo a entender essa necessidade comercial de explicar o inexplicável. Nivela o espectador por baixo.

Mas, voltemos ao filme. Milionário excêntrico e paranóico, John du Pont monta um centro de treinamento chamado Team Foxcatcher, na Pensilvânia, voltado para a preparação de atletas de luta greco-romana para as Olimpíadas de 1988. Solitário e esquisito, du Pont convida o medalista olímpico e campeão mundial Mark Schultz para fazer parte da sua equipe e liderar o time. Seduzido por uma perspectiva melhor de vida e mais dinheiro – antes reduzida aos treinos com seu irmão David, também atleta olímpico e seu verdadeiro incentivador no esporte – Mark se muda para a propriedade de du Pont, passa a manter com ele uma relação de pai e filho, até que alterações de comportamento denotam que há algo estranho nesse reino.

Na pele de Steve Carrel, du Pont é retrato com primor e, de fato, o ator está quase irreconhecível debaixo da maquiagem e da voz pausada e um tanto quanto esquizofrênica. Mas eu confesso que quem mais me impressionou enquanto ator e personagem é Mark Ruffalo – e me custou um tempo até identificá-lo realmente. A forma de falar, a construção do personagem centrado, calmo, focado na família e no esporte, afetivo com o irmão está perfeito na pele de Ruffalo e contrasta bastante bem com o caráter mais seco e perdido de Tatum. O trio é quem conduz a trama e o drama que se planta entre eles.

Eu não conhecia a história desse sujeito paranóico e esquisito, por isso deixo os detalhes para você descobrir no filme. Se já sabe, então tanto faz. A surpresa vai se dar pela história em si. Se não sabe, garanto que fica tudo ainda mais interessante. Foxcatcher concorre a cinco prêmios no Oscar – mas acho que não ganha – e o diretor venceu em Cannes.

Trailers

Comentários