FAMÍLIA RODANTE – Familia Rodante

Cartaz do filme FAMÍLIA RODANTE – Familia Rodante

Opinião

Faça essa experiência você mesmo: imagine toda a sua família dentro de um trailer e parta para uma viagem longa, em uma época de muito calor. A bordo, há quatro gerações, assim como muitos interesses conflitantes, vidas dissonantes e histórias mal resolvidas. Sem falar dos percalços próprios de qualquer viagem, que precisam ser resolvidos com calma e praticidade. Veja no que dá. Fácil?

Mesmo que você seja capaz de imaginar uma aventura dessas, lembre-se de que isso só é possível se houver alguém que faça essa proposta aos demais, sem abrir exceções. Em uma época em que as matriarcas estão em extinção e em que as famílias se reinventam e já não têm o formato das tradicionais, Família Rodante é um retrato interessantíssimo desse convívio, das dificuldades de estar com o outro, de conviver, de respeitar – muitas vezes esbarrando na dificuldade primeira, a de se dispor a conhecer o outro. Naturalmente me lembrei de Pequena Miss Sunshine – também road movie, estilo comédia dramática familiar.

A matriarca neste caso é Emilia. Uma sobrinha sua está de casamento marcado e ela convoca a família toda para ir até a longínqua província de Misiones, fronteira com o Brasil. A viagem de família, que começa a ser organizada no seu aniversário de 84 anos, é tratada com uma naturalidade incrível e parece, realmente, que somos testemunha do que está acontecendo. Tem horas em que os diálogos se confundem com o som ambiente; tem horas em que a aproximação da câmera faz com que percebamos os detalhes de uma situação intimista e peculiar de cada um dos integrantes da família.

Não tem romantismo, mas também não tem sátira das relações familiares. Tem realismo. Trapero (também diretor de Leonera) mostra a família como ela é. Na figura de Emilia, sentimos seu olhar de pesar pelos pesares, pelo tempo que passou e pelos descaminhos que a vida tomou. É o seu olhar contemplativo que mostra a vida como ela é. E com uma sensibilidade…

Trailers

Comentários