ALÉM DA ESTRADA – Por el Camino

Cartaz do filme ALÉM DA ESTRADA – Por el Camino

Opinião

Que lindas as paisagens uruguaias. Aliás, dá vontade de ir. Ainda mais porque a câmera do diretor brasileiro Charly Braun consegue mostrar bem o olhar do argentino Santiago (Esteban Feune de Colombi) e da belga Juliette (Jill Mulleady), os protagonistas desse road movie. É o olhar deles que conta, tanto da percepção que eles têm do território uruguaio, onde se conhecem por acaso por causa de uma carona, quanto da percepção deles mesmos. Com uma produção intimista, percebemos que a viagem de ambos em um território estrangeiro é uma metáfora para a descoberta dessa nova relação, descoberta daquilo que são­ nesse momento da vida e daquilo que buscam.

Santiago vai para o Uruguai para cuidar de assuntos de família; Juliette vai atrás de um antigo namorado. Ele fala espanhol, ela francês. A língua em comum, portanto, é o inglês – estrangeira, assim como aquele país. Aos poucos vão se conhecendo durante a viagem, a relação é construída passo a passo, sem sobressaltos, sem precipitações. Simplesmente acontece, com o olhar natural que as lentes do diretor fazem questão de deixar bem claro.

Gosto bastante da adaptação do título deste filme que ganhou o prêmio de melhor direção no Festival do Rio. Originalmente Por el Camino, a opção por Além da Estrada traz uma conotação muito sutil do que realmente acontece na tela. A história vai além da carona, de duas pessoas que percorrem um trajeto juntas. Transcende e passa para o campo afetivo, sem ser apelativo, sexualmente falando – aliás, isso é o que menos tem no filme. O bonito e delicado são os olhares, as risadas, as brincadeiras e principalmente a sinceridade com que a relação é elaborada. E é aos poucos mesmo, no mesmo ritmo em que Santiago e Juliette também percebem que estão envolvidos, nós percebemos que eles vão se encontrando dentro deles também.

Além da Estrada me lembrou um filme que acabei de rever e publicar no blog. Antes do Amanhecer, em que dois jovens se conhecem por acaso em um trem na Europa. Bonita essa releitura do mesmo tema. Singela e inteligente.

Trailers

Comentários