A REDE SOCIAL – The Social Network

Cartaz do filme A REDE SOCIAL – The Social Network

Opinião

Depois de pronta, disponível e acessada por mais de 500 milhões de pessoas, a ideia parece óbvia: criar uma rede de relacionamento na internet em que não houvesse invasão de privacidade, em que os próprios usuários disponibilizassem suas fotos, textos e vídeos e convidassem seus amigos para compartilhar as informações. E depois, eles convidariam os amigos dos amigos e assim sucessivamente. Mas não é tão obvio assim quando conhecemos um pouco da personalidade de quem teve a ideia – ou pelo menos parte dela.

Interessante pensar sob esse prisma. O filme A Rede Social, baseado no livro de Ben Mezrich, Bilionários Por Acaso, mostra o processo de criação do Facebook por Mark Zuckerberg, então com 19 anos. Protótipo do nerd, o universitário de Harvard não era lá um especialista em relacionamentos. Esquisito e egocêntrico, teve a sensibilidade de vislumbrar a ideia que influenciaria a rotina de 500 milhões de usuários, ficou bilionário e definitivamente mudou a maneira com que as pessoas se relacionam. Justamente ele que não tinha relações muito amorosas ou democráticas, que levou um fora da namorada e vingou-se fazendo fofoca na internet. Justamente ele que montou um site de relacionamento inicialmente com os alunos de Harvard, expandiu para outras universidades, passou a perna nos sócios, alegou ser só sua a ideia do Facebook e acabou enfrentando um milionário processo na justiça. Isso tudo é contado no filme de uma maneira rapidíssima, eletrizante e extremamente dinâmica – assim como é a internet e a mente de quem soube codificar a ferramenta que todo mundo queria usar.

O mundo não será mais o mesmo depois do Facebook – queira você ou não. Pessoal ou profissionalmente, a ferramenta mudou os paradigmas das relações – para o bem e para o mal, depende do ponto de vista. A Rede Social conta como foi o processo de criação do FB, que por si só é muito interessante. Mas dá para ir além e pensar um pouco na dinâmica do mundo de hoje, que está diretamente ligada à aplicação do conceito dessa rede. Sortudo ou visionário, pouco importa, o caminho não tem volta. Mark Zuckerberg veio para ficar.

Estreia dia 03 de dezembro nos cinemas.

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