BOY ERASED: uma verdade anulada | Boy Erased

Opinião
Boy Erased: Uma Verdade Anulada é a história real de um adolescente, filho de um pastor, que é considerado doente pela família por ser homossexual. Ao invés de acolher, a família do Jared apaga sua personalidade, como diz o título. Anula, cancela sua pessoa, na linha doentia de pensamento de que a homossexualidade é uma escolha comportamental e precisa ser corrigida. Jared tem sua verdade anulada, naquelas terapias religiosas de conversão, capazes de enlouquecer qualquer ser humano.
Baseado nas memórias de Garrard Conley, Boy Erased tem como protagonista Lucas Hedges, muito convincente nesse papel do adolescente que acata a opinião dos pais, entende que está doente e que precisa mudar pra ser aceito, e frequenta, sem discutir, esse centro de reorientação sexual, disfarçado de terapia em grupo. Quem faz o papel de um dos garotos, inclusive, é o cineasta canadense Xavier Dolan – que é gay. Escolha interessante pra dar veracidade ao drama que transborda opressão, homofobia, intolerância e ignorância.
E é dramático. Apoiados na máxima do “finja até conseguir”, os “mentores” do centro pressionam os jovens a fingir até que a cura seja alcançada. Fake until you make it, dizem eles com convicção. Boy Erased lembra bastante O Mau Exemplo de Cameron Post, de Desiree Akhavan, que também fala da existência desses centros nos Estados Unidos, que, pasmem, continuam ativos em alguns estados americanos até hoje. Segundo dados trazidos pelo filme, 700 mil pessoas foram submetidas a essa prática no país. Precisamos falar sobre isso.
Comentários