Dinamarca
Por Suzana Vidigal Alguma coisa aconteceu com policial Asger pra ele estar confinado ao atendimento do serviço de emergência. Acostumado ao trabalho das ruas, atende chamadas com um visível impaciência – e, até, descaso. Até que atende a ligação de uma mulher que está sendo sequestrada – e a obsessão por resolver o caso faz […]
Não transito bem com essa questão da ditadura da beleza. Nunca entendi esse panorama dos cabelos iguais, do desejo de corpos perfeitos, do espelhamento – e frustração – que o mundo fashion produz. Ultimamente têm surgido tendências mais interessantes, que apontam para a moda inteligente, do aproveita-o-que-você-tem, do peça-emprestado, do use-mais-de-uma-vez (pro vestido de festa). […]
Por Suzana Vidigal A áurea do cinema escandinavo é diferente. Tem um entorno realista, sem firulas; é naturalista, sem truques. Diferente do que dizia o movimento Dogma 95, fundado pelos diretores Thomas Vinterberg (também de A Caça) e Lars Von Trier, A Comunidade migra para os anos 1970, quando viver em repúblicas era cool, a solução para […]
Este filme passou na Mostra do ano passado e, portanto, escrevi este texto naquela ocasião. Ainda extremamente emocionada por Tristeza e Alegria, fui conversar com o diretor dinamarquês Nils Malmros, que está em São Paulo especialmente para a Mostra Internacional de Cinema. Ele tinha avisado, um pouco antes de começar o filme, que suas […]
Já não é de hoje que venho chamando a atenção para o cinema escandinavo, com destaque para o dinamarquês. Assim como o cinema argentino tem uma maneira toda particular de fazer recortes no estilo “comédia da vida privada”, os filmes dinamarqueses têm o dom, também todo particular, de retratar os “dramas da vida privada”. Ninguém […]
Mads Mikkelsen é a referência nas telas quando se fala de cinema dinamarquês. A primeira vez que vi o ator foi em Depois do Casamento, da diretora Suzanne Bier. Tem um olhar misterioso e sério, próprio de personagens que nos causam dúvida, intrigantes. Ponto pra ele. Só depois assisti a Coco Chanel & Victor Stravinsky, em […]
Antes de mergulhar nas profundezas de Submarino, é preciso dizer que quem dirige é Thomas Vinterberg. Aquele diretor dinamarquês responsável por filmes fortes, marcantes, dilacerantes como Festa de Família (em DVD) e A Caça (que passou na Mostra de Cinema de SP em 2012). Tem a mesma carga dramática das produções da conterrânea Susanne Bier […]
Um incêndio queima lembranças da família, fotos, objetos que não podem ser recuperados. São essas coisas que ficam pelo caminho, como diz a tradução do título original. Quando marcos da lembrança afetiva são destruídos, o vazio se instala. Na família, a tragédia pega todos de surpresa e é preciso resgatar o passado através do mais […]
Depois de A Caça, exibido na 36a Mostra Internacional de Cinema de SP, fui atrás da filmografia do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg. É dele a autoria do movimento Dogma 95, juntamente com Lars Von Trier (diretor de Melancolia, Anticristo), que estipularam um padrão para a produção cinematográfica (veja abaixo). Festa de Família se encaixa perfeitamente, […]