Drama
Há pelo menos três brasileiros neste filme espanhol que concorreu à indicação de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011: o diretor Andrucha Waddington (também em Casa de Areia), o sempre ótimo Selton Mello, no papel de um português e Sônia Braga, com uma maquiagem muito bem feita e um sotaque espanhol cuidadoso. Ojalá! O filme volta para […]
Aproveitando Saramago e o documentário sobre sua relação com sua esposa, a espanhola Pilar Del Río, vou falar do que já deveria ter falado, na ocasião da sua morte em junho deste ano. Aproveitando o belo documentário José e Pilar e a cena em que os dois acompanham o diretor Fernando Meirelles na exibição da sua […]
A Vida Durante a Guerra, filme anterior a este aqui no Cine Garimpo, também fala do relacionamento entre três irmãs. Embora sejam departamentos opostos, cinemas completamente diferentes, ambos diretores são judeus, colocam a religião na prateleira do supermercado e usam a figura do relacionamento entre as três para contar uma história. Aqui o questionamento não é feito através […]
Assisti támbém a Felicidade, o filme de 1998 de Todd Solondz – tive que reeditar o começo deste texto depois que isso aconteceu. E faço o alerta: é muito interessante assistir aos dois, já que é evidente que A Vida Durante a Guerra é um tipo de releitura dos mesmos temas. Algumas cenas têm até o mesmo cenário, o mesmo […]
Alguma coisa incomoda no filme de Arnaldo Jabor. Não acho que seja o mesmo incômodo que às vezes causam seus comentários incisivos e espinhosos como jornalista (quando se trata de política, muitas vezes certeiros). A Suprema Felicidade não pretende ser ‘dona da verdade’ – tom tão característico do diretor, como o seu próprio comentário que ouvi hoje na CBN. […]
Mistérios de Lisboa e também da França, Itália, Brasil. A Europa do século 19 é retratada neste folhetim do escritor Camilo Castelo Branco, publicado em 1854 e adaptado pelo diretor Raúl Ruiz para o cinema. Na Europa, será também exibido na televisão como as minisséries que costumamos ver por aqui – um formato interessante para produções como esta, […]
A primeira sessão de Bróder na Mostra de Cinema contou com a presença do diretor Jeferson De, produtores e atores. Na rodada de perguntas depois da exibição do filme, uma pessoa perguntou por que a classe alta era retratada de uma maneira tão caricata e artificial, a ponto de não causar identificação com o público. Humildemente, Jeferson […]
Que valor tem uma cópia se ela nada mais é do que a reprodução de um original? Mas por que uma cópia não teria valor se ela fosse relacionada a um sentimento, um significado, uma época? Que valor é esse que se faz tão relativo, tão condicional? O que é original e o que é […]
A presença do diretor franco-argelino Rachid Bouchareb em Cannes causou tumulto e protestos quando Fora da Lei foi exibido. Não é para menos: o filme abre a ferida nacionalista francesa, fala da guerra pela independência da Argélia e mostra uma França que tortura e forma milícias assassinas em prol do poderio colonial. Mas também filma o contraponto, os movimentos de resistência argelinos, […]