VOLVER

Cartaz do filme VOLVER

Opinião

Segundo o próprio Almodóvar, o título Volver (‘voltar’) tem vários significados. Para ele, volver é uma volta ao lugar de sua infância e à lembrança forte de sua mãe; é a homenagem ao tango Volver, de Carlos Gardel. Mas de todos os seus argumentos, o que mais me toca é o fato de “volver” estar relacionado com o retorno do diretor ao universo feminino depois de permear o masculino em Má Educação.

E que volta triunfal! Adoro este filme e acho inclusive que Almodóvar se apropria de uma maneira muito particular e poética do universo das mulheres. Mesmo que uns achem que ele repita a fórmula dos seus filmes, não concordo. Achei interessante a justificativa do diretor sobre o assunto, na época do lançamento do filme. Ele disse que se suas produções são parecidas, é sinal de que trazem aquilo que lhe é mais íntimo, mas caro, e por isso mais autêntico. Que ele não poderia deixar de ser ele mesmo ao escrever e dirigir, que os filmes devem seguir uma linha mestra. Um filme tem que ter a cara do seu diretor – é isso que o diferencia dos outros e que cria intimidade com o espectador.

São as mulheres que dominam a cena. Entre cores vibrantes, tragédias, mortes, mentiras e fortes emoções, as moças de Volver se reinventam como podem para lidar com as dificuldades, enterram seus homens e seguem adiante. Raimunda (Penélope Cruz, também em Vicky Cristina Barcelona, Nine, Abraços Partidos, Fatal) é fantástica e está rodeada pelas mulheres da sua vida: a mãe Irene (Carmem Maura, também em Valentin), a irmã Sole (Lola Dueñas, também em Mar Adentro) e a filha Paula (Yohana Cobo) dão o tom misterioso, inusitado e particular do filme. Fica difícil descrever a ambientação no pequeno vilarejo fantasma, a música de fundo, as viúvas limpando os túmulos dos entes queridos, o falatório da mulherada do interior da Espanha. Todos esses elementos juntos, colocados minciosamente nos seus devidos lugares, é que constroem a narrativa. Fico devendo mais Almodóvar. O próximo será Tudo Sobre Minha Mãe. Tem mais mulher na jogada.

Trailers

Comentários