TREM NOTURNO PARA LISBOA – Night Train to Lisbon

Cartaz do filme TREM NOTURNO PARA LISBOA – Night Train to Lisbon
Direção:
Ano de lançamento:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Trem noturno para Lisboa tinha tudo para ser um bom filme: tem ótimo elenco (Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Mélanie Laurent, Jack Huston, Martina Gedeck) e o trailer (aliás, a distribuidora fez um bom trabalho)tem bom ritmo, sugere romance, suspense, uma boa narrativa, permeada de assuntos pessoais e de fatos históricos. Ou seja, pacote completo.

O que será que acontece com um filme que tem tudo, mas que vai perdendo a força com o decorrer da trama? Começa pungente: a pacata rotina de um professor de filosofia suíço (Jeremy Irons) é quebrada quando ele se depara com uma jovem pulando de uma ponte. Impede que ela cometa suicídio e, de quebra, encontra o livro de um escritor português chamado Amadeo do Prado que chama a sua atenção. Dentro dele há uma passagem de trem para Lisboa, naquela noite. Resolve largar tudo, embarca para Portugal e vai atrás desse tal de Amadeo e de sua história.

Em flashback, o diretor dinamarquês Bille August volta para a época da ditadura de Salazar, que resultou na Revolução dos Cravos , em 1974, pelas mãos da resistência. Amadeo do Prado é um médico, que se envolve com os rebeldes, apaixona-se pela namorada do melhor amigo e escreve sua história no livro que vai parar na mão do professor suíço. Um prato cheio para um ótimo filme sobre um momento histórico pouco explorado pelo cinema (até onde eu sei), com romance, traição, amizade e a discussão, sempre atual, sobre o dia em que alguém decidiu largar tudo e mudar de vida.

Por algum motivo Bille August, também de Pelle, O Conquistador, não engrena. Embora seja agradável, não é aquele filmaço que o trailer promete. Pena. Adoro filmes com esse viés histórico, ainda mais recheado de tantas caras conhecidas. O livro homônimo, do francês Pascal Mercier, que serviu de base para o filme, foi sucesso de vendas. No cinema, este trem não vai muito longe.

Trailers

Comentários