TRABALHAR CANSA

Cartaz do filme TRABALHAR CANSA

Opinião

Será que Helena faz o papel dela mesma? Fiquei com a impressão que sim, não só por causa do mesmo nome, mas pela simplicidade do personagem enquanto representação da classe média. Helena (Helena Albergaria na vida real) faz o papel dessa dona de casa que se cansa, não só do trabalho que dá o novo mercadinho, mas da empreitada da vida.

Trabalhar Cansa é interessante por isso – junta elementos reais e surreais para tratar da dura luta do dia-a-dia. Os reais são representados pela família de Helena. Na pele de uma dona de casa, a gente percebe o seu envolvimento com nova ideia de ajudar nas despesas da casa abrindo um pequeno mercado, seu entusiasmo com o novo ritmo de vida, a dura realidade de ter de lidar com os funcionários, de ter de abrir mão do tempo com a família, de não ter retorno financeiro, até cair na exaustão total e completa. Dentro desse panorama, que vai crescendo no descontrole e na ansiedade, seu marido Otávio (Marat Decartes) perde o emprego. Mais uma dificuldade para lidar com a frustração, o nervosismo, a falta de dinheiro e principalmente a falta de perspectiva num mercado de trabalho cruel e implacável para quem já tem mais de 40 anos e precisa se recolocar.

Já os elementos surreais são introduzidos no decorrer da narrativa, apontando a falta de controle que temos das coisas práticas e a impossibilidade de compreender tudo. Alguns mistérios cercam a vida de Helena e o trabalho de tocar a vida em frente vai sugando todas as energias. Algumas metáforas são bem colocadas, principalmente quando sair do eixo emocional significa colocar a sanidade, a estabilidade, a razão a perder.

Para completar esse quadro os diretores Marco Dutra e Juliana Rojas inserem a figura da empregada doméstica, numa crítica ao comportamento da classe média, às mazelas do emprego informal e à desigualdade social. Trabalhar esse dinâmica também cansa do lado de cá da tela e me pareceu que era essa a intenção dos diretores. Talvez tenha sido esse o argumento para selecionar o filme para ser exibido na categoria Um Certo Olhar, em Cannes, este ano. Trabalhar Cansa tem um outro olhar a partir de uma tema conhecido nosso de cada dia. Mesmo que esse olhar seja o do estranhamento diante do cheiro ruim, do esgoto transbordando, das paredes úmidas, dos latidos dos cachorros. Um olhar cansado… Mas alguém por acaso disse que seria fácil?

Trailers

Comentários