SAVING FACE

Cartaz do filme SAVING FACE
Direção:
Ano de lançamento:
Duração:

Opinião

É Tudo Verdade. Mulheres paquistanesas são queimadas por ácido por seus maridos, em represália a qualquer corriqueira desobediência. Desfiguradas, passam a vida se escondendo de tudo e de todos atrás do véu, e seus maridos ficam satisfeitos e com a sensação de missão cumprida. Já que não obedecem, não aceitam fazer sexo, não se submetem do jeito que eles gostariam, não serão desejadas mais por ninguém.

Salvando a Face foi exibido no É Tudo Verdade, o 17° Festival Internacional de Documentários, que vai até domingo dia 1° de abril e venceu o Oscar de melhor documentário em 2012 e chama a atenção para mais uma situação absurda. Não é difícil imaginar a situação dessas mulheres, sem recursos e sem conhecimento para recorrer a uma cirurgia plástica ou a um tratamento especializado. Envergonhadas e com fortes dores físicas, elas hoje são acolhidas num centro de queimados especialmente montado para recebê-las e dar assistência psicológica. Os rostos desfigurados e o olhar de desespero é realmente arrebatador.

Em meio à tragédia, um cirurgião plástico de origem paquistanesa, com residência em Londres, sensibiliza-se com essa realidade e se dispõe a reconstituir aquilo que a medicina moderna é capaz de devolver a essas mulheres. Claro que muitos movimentos não podem ser recuperados, assim como a consistência e aparência da pele – na grande maioria das vezes as mulheres não passam por tratamentos depois da queimadura, mas são simplesmente enfaixadas, o que significa permanente perda muitas vezes da visão e da possibilidade de reconstituição plástica. Mesmo assim, o que vemos no filme são milagres, obras de arte com matérias primas e autoestimas destruídas por completo.

Além de mostrar a técnica, o documentário mostra o trabalho de resgate da dignidade dessas mulheres, num trabalho humano e generoso. Além de competente. É uma oportunidade de conhecer a realidade, de divulgar mais uma atrocidade e de curvar-se diante da delicadeza do atendimento a um universo tão fragilizado.

____________________________________________

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

É Tudo Verdade – de 22/03 a 01/04 (SP e Rio); 10/04 a 15/04 (Brasília)

Trailers

Comentários