SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 2 – O FINAL

Cartaz do filme SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 2 – O FINAL
Direção:
Ano de lançamento:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Não sou a pessoas mais indicada para falar da Saga Crepúsculo como um todo – que, aliás, movimentou multidões de adolescentes em todo o mundo. Confesso que não assisti a todos os filmes, e portanto só consigo dar meu parecer deste último, Amanhecer 2, que fecha o ciclo dos vampiros.

Nada confortável assistir a uma sequência sem saber do que aconteceu anteriormente. Surgem aquelas perguntas óbvias no final do filme: por que a filha de Bella e Edward cresce tão rápido, o que são as crianças imortais, por que a rivalidade entre Jacob e os vampiros, e tudo mais que é bastante evidente para quem devorou os quatro livros e os filmes anteriores. Apesar desses tropeços de compreensão e de ler na mídia hoje que este é o melhor filme da série, achei que pudesse até me entusiasmar. Falar de vampiros não obrigatoriamente é assunto só para adolescentes ou crianças. Dependendo do enredo, roteiro e direção, pode sim ser bem interessante – os bons filmes de super-heróis recentes, como Batman e Homem Aranha, são prova disso.

Mas Amanhecer tem de fato efeitos especiais insuficientes e, convenhamos, Robert Pattinson não convence. Assisti ao filme Bel Ami e parecia que estava também vendo um vampiro, com aquele olhar perdido. Vai ser duro o ator dar outro tom na sua carreira, agora que o personagem do vampiro Edward virou história. Mas não digo o mesmo para Kristen Stewart. Gosto bastante do seu papel em Na Estrada, de Walter Salles, e acho sim que ela terá uma carreira auspiciosa fora do universo Crepúsculo.

Trocando em miúdos, acho que desta vez não farei o que costumo fazer quando chego atrasada e deixo para trás filmes anteriores da série. Ainda não decidi se me aventuro e assisto a Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer (parte 1). Me dá uma certa preguiça, falta de inspiração, ainda mais quando penso em todo o universo de filmes que tenho à disposição. Vale a pena? Se eu fizer essa pergunta aos adolescentes que estavam na pré-estreia, eles me responderão com um óbvio sorriso afirmativo. Original, o enredo realmente é. Mas falta naturalidade, possível sim no cinema. Talvez tenha sido a escolha do ator, ou direção, provavelmente. Porque falar de vampiros que têm dons especiais, lobisomens, lutas de clãs, realmente renderia um bom filme, também para adultos. Mas tenho que confessar que, para muitos, este foi o filme.

Trailers

Comentários