PARENTE É SERPENTE – Parenti Serpenti

Cartaz do filme PARENTE É SERPENTE – Parenti Serpenti

Opinião

Engraçado e tão atual! Aliás, acho que enquanto houver a instituição chamada ‘família’, Parente é Serpente sempre o será. O que é para ser um tradicional encontro de Natal e Ano Novo se transforma em uma verdadeira lavagem de roupa suja, cheia de desabafos de situações mal resolvidas no passado, revelações surpreendentes e muito, mas muito veneno no ar. Mas no meio de tanto dramalhão, das ‘caras e bocas’ e diálogos engraçadíssimos, da relação conflitante entre cunhados e irmãos, da responsabilidade que é jogada no colo dos outros como uma verdadeira ‘batata quente’, fica a triste ideia (o triste  fica por minha conta, não é uma sensação que o filme passa) sobre a dificuldade de envelhecer, de encontrar espaço, tempo e paciência na vida dos familiares (quanto todos estão ocupados e têm suas vidas) e de ter companhia.

Já naquela época, há quase 20 anos, os filhos discutem o que fazer com os pais que agora vão viver mais tempo, que mesmo doentes têm chance de uma sobrevida mais longa. As conversas em torno do assunto chegam a ser tragicômicas e realmente engraçadas. Ainda mais considerando que quem observa tudo isso é o neto, um garoto que talvez não entenda as nuances das relações, mas que com certeza pegou o espírito da coisa!

Infelizmente não consegui o trailer do filme. Abaixo segue um trecho (em italiano) do momento  em que a matriarca faz o anúncio de que finalmente resolveu sair daquela casa e morar com um dos filhos. É quando o desconforto chega para ficar!

Trailers

Comentários