OS FENÔMENOS – Os Fenómenos

Cartaz do filme OS FENÔMENOS – Os Fenómenos

Opinião

Entrei por acaso para assistir ao espanhol Os Fenômenos e foi uma grata surpresa. Adoro a atriz Lola Dueñas, tão conhecida por sua marca nos filmes de Pedro Almodóvar, Fale com Ela, Abraços Partidos e Volver. Também está no ótimo Mar Adentro e As Mulheres do Sexto Andar. Portanto, já fica a dica de filmes incríveis para assistir em casa.

Com foco na Espanha, esta 38a Mostra também tem algo curioso: o foco na crise espanhola. Hermosa Juventud mostra a desesperança do jovem e sua falta de perspectiva no futuro; Os Fenômenos traz a realidade da especulação imobiliária sem real sustentação econômica e a falência do sistema, que leva o trabalhador para o fundo do poço e congela a economia. Quem lidera esse panorama é a atriz Lola Dueñas como Neneta, uma moça de classe média, que larga tudo e vai no estilo “o amor e uma cabana”, até que a vida passa uma rasteira e precisa encontrar emprego. A única coisa que consegue é trabalhar na construção civil, setor em que a economia informal (e suspeita) reina e em que o ambiente masculino hostiliza a presença de mulheres.

Singelo e com deliciosos toques de humor, Os Fenômenos é o nome que do grupo de amigos que Neneta conquista no trabalho, pelo seu alto rendimento na construção. Com foco na rapidez e não na qualidade, o setor imobiliário sofre com a crise generalizada na Espanha, fazendo um paralelo com a vida pessoal de Neneta que tem que se ajustar sempre à nova realidade. De crise em crise, pessoal ou econômica, o cidadão vai sofrendo junto as transformações por que passa um país. Adoro Lola Dueñas e claro que ela é o filme em si. Uma lição de alto astral – sem que para isso tenha que ser “poliana” – e de quem não desiste da batalha de todo dia.

Comentários