O QUE RESTA DO TEMPO – The Time That Remains

Cartaz do filme O QUE RESTA DO TEMPO – The Time That Remains

Opinião

À primeira vista, parece um filme monótono, há poucos diálogos e o cenário é teatral e artificial. A produção transmite claramente a ironia da condição dos palestinos em Israel, mas a lentidão e repetição de alguns planos pode desanimar os mais desavisados. Vale dizer que O Que Resta do Tempo está na categoria ‘para entender o nosso mundo’, mas indico também, e sobretudo, a quem busca um filme que vá além da superfície e do modelo auto-explicativo de cinema. É um filme ‘para pensar’. E a reflexão vem naturalmente, porque o tom de sarcasmo é realmente muito forte e evidente (pelo trailer já dá para perceber isso).

Fique atento aos detalhes do roteiro que compõem o significado do filme – as crianças árabes cantando música judaica, os fogos de artifício das cores da bandeira palestina, o soldado israelense pedindo que o árabe tome cuidado para não se machucar diante de um jipe que pode explodir. Esses e outros elementos são ferramentas importantes da percepção do diretor Elia Suleiman sobre as relações entre os povos que habitam Nazaré. Ele dá seu ponto de vista sobre a ocupação da Palestina pelos judeus durante a criação do Estado de Israel em 1948 e vai até os dias de hoje. Vai da expulsão das famílias palestinas de suas casas, da caça às bruxas, até os muros construídos ao redor dos territórios ocupados.

Os muros são intransponíveis, dificultando a vida e a economia das famílias que resistiram aos israelenses, mas a história é capaz de transpor as barreiras e chegar aos cinemas. Através de cartas de familiares que tiveram que deixar a Palestina, da experiência contada pelo pai do diretor, que resistiu à invasão e acabou sendo preso, Suleiman conta como foi sua vida desde a infância até hoje e ele mesmo se representa no filme. O olhar sempre perdido, catatônico e indiferente é a sua crítica mais autobiográfica do que sobrou da sua cultura e do tempo de resta para o povo palestino.

Trailers

Comentários