O PEQUENO NICOLAU – Le Petit Nicolas

Cartaz do filme O PEQUENO NICOLAU – Le Petit Nicolas

Opinião

O filme O Pequeno Nicolau foi lançado no Brasil legendado e dublado. É de fato um filme para adultos e crianças. Na sessão em que eu estava, havia crianças que davam gargalhadas diante das caras, bocas e peripécias de Nicolau e seus amigos de nomes esquisitos. É engraçado e gracioso ao mesmo tempo. Engraçado porque nos faz rir do universo infantil desses garotos, visto sob o prisma das crianças; gracioso porque nos mostra essa realidade com a graça, inocência e pureza próprias daqueles que ainda não têm a malícia, a maldade e o preconceito do adulto.

A história se passa no final dos anos 50 na França, quando a rigidez e o formalismo da escola se refletiam na relação entre professores e alunos, na maneira formal de se vestir, nas punições e castigos. É nesse ambiente que Nicolau e seus amigos vivem a infância e as descobertas, aprontando e driblando a vigilância como qualquer outra criança. O interessante é que de fato sentimos o mundo do personagem através do ponto de vista das crianças. A espinha dorsal do filme são as preocupações, medos e alegrias de Nicolau e é através delas que conhecemos sua família, que ficamos sabendo dasfrustrações de sua mãe como dona de casa e dos problemas do pai no trabalho. O adulto é só parte do panorama infantil e isso garante tanto a leveza do filme, quanto as risadas descompromissadas.

O Pequeno Nicolau é baseado numa história em quadrinhos francesa lançada em 1959, retomada em livros em 2004 e vivida no cinema em 2009. Não faz parte do nosso repertório cultural, mas em se tratando de infância as fronteiras não são um empecilho e a história pode muito bem ser transportada para a realidade brasileira dos nossos colégios naquela mesma década. É divertido, o elenco é ótimo (a professora é a atriz Sandrine Kiberlain, também em Mademoiselle Chambon) e fica como dica para ver em família no cinema, nesses últimos dias de férias.

Trailers

Comentários