O CIDADÃO DO ANO – Kraftidioten

Cartaz do filme O CIDADÃO DO ANO – Kraftidioten

Opinião

Publiquei, no Cine Garimpo, uma lista de filmes escandinavos bacanas. O Cidadão do Ano, que concorreu ao Urso de Ouro em Berlim em 2014, merece fazer parte dela. Mistura suspense, ação e investigação, numa trama superengenhosa: um pai procura o assassino de seu filho, mas está interessado em pegar o mandante, e não seus capangas. Como não sabe quem ele é, vai matando todos da gangue, um por um, começando pelos peixes pequenos, subindo na hierarquia do poder dos mafiosos, até chegar aos tubarões.

Nils (Stellan Skarsgård, também em Gênio Indomável, Millennium, Uma Longa Viagem) é responsável por limpar a neve que bloqueia as estradas da Noruega. Pode-se imaginar a importância dessa profissão num lugar como esse, a ponto de ele ganhar o título de O Cidadão do Ano. Só que seu filho é assassinado, o laudo é de overdose, mas Nils não acredita. Vai atrás dos assassinos, até chegar no chefe dos traficantes. Com a frieza do ambiente gelado do inverno norueguês, o filme é uma caçada implacável aos culpados e acaba envolvendo também a máfia sérvia, com quem a gangue local divide o território do tráfico de drogas.

Has Petter Moland também é diretor de Uma Vida Nova e mostra aqui sua habilidade de fazer um filme de ação, com boa pitada de suspense e ironia. Você vai se sentir dentro da trama, acompanhando o raciocínio de Nils, à medida que o diretor é bastante didático: sinaliza quem morre e deixa claro a estratégia de terminar o filme só quando terminarem os suspeitos. Só segue assim quem não tem nada a perder.

Trailers

Comentários