MEU PÉ ESQUERDO – My Left Foot

Cartaz do filme MEU PÉ ESQUERDO – My Left Foot

Opinião

Este é um dos papéis que merecem ser destacados e revistos. Assim como Geoffrey Rush em Shine, Daniel Day-Lewis incorpora a figura de Christie Brown de uma maneira integral. Com todas as suas restrições e limitações. Com toda a sua sensibilidade. Nem parece encenação. Levou o Oscar de melhor ator pelo personagem, além do Bafta, Globo de Ouro e outros tantos.

O irlandês Christie Brown nasceu com paralisia cerebral severa, não conseguia se movimentar, falar, interagir. Criado em uma família amorosa, com muitos irmãos, supera aos poucos as dificuldades básicas e consegue se comunicar através da pintura e escrita, feitas com a única parte do corpo que conseguia controlar: seu pé esquerdo. Com isso, escreve sua biografia, que ganha a telona pelas mãos e lentes do diretor irlandês Jim Sheridan, também do excelente Em Nome do Pai, com o mesmo ator.

Meu Pé Esquerdo é uma daquelas histórias inesquecíveis sobre pessoas que superam as expectativas, quando não superá-las seria o mais normal e o esperado. Está no grupo dos filmes que emocionam e que obrigatoriamente têm de contar com elenco especial – caso contrário, não seriam mais do que um melodrama. Daniel Day-Lewis é simplesmente espetacular e a história e conquistas de Brown, sem palavras.

Trailers

Comentários