MEMÓRIAS DE XANGAI – I Wish I Knew

Cartaz do filme MEMÓRIAS DE XANGAI – I Wish I Knew
Direção:
Roteiro:
Ano de lançamento:
País:
Gênero:
Estado de espírito:
Duração:

Opinião

Cosmopolita e milenar, o novo e o antigo. Como retratar a tradição e a modernidade em um filme sem ser professoral e didático demais, caindo naqueles documentários informativos, histórico? Afinal de contas, Xangai é aquela cidade portuária chinesa, que serviu de porta de saída para a grande migração que ocorreu após a derrota dos nacionalistas chineses pelos comunistas de Mao em 1949. A maneira encontrada pelo diretor Jia Zhang-Ke mistura ficção e realidade, num equilíbrio interessante e rico que só a vivência é capaz de trazer.

Apesar de um pouco longo demais, e portanto cansativo em alguns depoimentos, Memórias de Xangai recolhe o testemunho de 18 pessoas de origens, idades e trajetórias diferentes, que viveram parte da história da cidade, que se confunde com suas histórias particulares e com a da própria China. Por sua posição estratégica, Xangai foi o porto por onde saíram milhares de chineses fugindo dos comunistas, tanto para Hong Kong como para Taiwan. Dessas pessoas também os depoimentos são ricos, passando pelos traumas da repressão ferrenha, dos assassinatos, das injustas acusações de traição ao partido, das perseguições. Tudo isso é intercalado pela introdução de cenas do cinema produzido na China durante o século 20, registrando as diversas etapas vividas pela cidade e pela sétima arte em si.

Permeando o passado, um atriz percorre o grande canteiro de obras que é a cidade, seus trabalhadores, sua multidão de bicicletas. Quase que como um fantasma, sem ser notada, com certa poesia apática. Parece o olhar observador do próprio diretor, na dificuldade de se inserir e principalmente de se identificar com um lugar que já deixou para trás grande parte da sua tradição e que assumiu, nas últimas décadas, a condição de cidade do mundo, moderna, contemporânea, comercial, cosmopolita. Um documentário que registra uma bonita leitura de uma cidade e de um povo com tantas facetas.

Trailers

Comentários