A GAROTA OCIDENTAL – Noces

Cartaz do filme A GAROTA OCIDENTAL – Noces

Opinião

O título original é Noces, que em francês é boda. É em torno dele que o filme gira, porque ele decide tudo. Aliás, a vida das mulheres paquistanesas depende do casamento. Como bem diz o pai paquistanês, não há mulheres solteiras em seu país; a França que trate de cuidar das suas, se a sua tradição assim permite.

Zahira é paquistanesa, mas criada na França e totalmente adaptada à cultura ocidental. Aos 18, seus pais dão a ela três opções de marido. Ele pode escolher – o que já é um luxo e privilégio, já que a maioria das meninas tem que acatar aquele que o pai escolhe. Mas Zahira tem namorado, quer viver como qualquer outro jovem, andar com quem quiser. O embate é inevitável, mesmo contando com o apoio do seu irmão.

A Garota Ocidental é uma luta de gigantes o tempo todo: a cultura ocidental que oferece liberdade de pensamento e atitude, bate de frente com a tradição e a honra familiares. Carregar nas costas a culpa por ter desgraçado a família é de uma crueldade atroz. Tentar fazer escolhas é o mesmo que entrar num beco sem saída. É onde ela se meteu.

Trailers

Comentários