CONTRA O GELO – AGAINST THE ICE
Opinião
Assistido na 72ª Berlinale _ 2022
Tem uma mostra no Festival de Berlim que se chama Berlinale Special. Auto-explicativo: são filmes especiais, que não competem a prêmio nenhum, mas que fazem a sua estreia no festival e depois partem pro mundo!
Um deles já chegou na Netflix e foi um dos que eu consegui encaixar no quebra-cabeça que é a programação do festival. CONTRA O GELO conta a história real — e inacreditável — de uma expedição dinamarquesa à Groenlândia entre 1906 e 1908, em que todos morreram. Eram três exploradores, e só um corpo foi encontrado.
Como havia uma disputa pelo território da Groenlândia por parte da Dinamarca e dos Estados Unidos naquela época, uma outra expedição foi enviada para procurar o mapa da região que havia sido deixado pra trás. É desta segunda aventura que o filme trata, numa inacreditável odisseia pelo gelo, com equipamentos de 100 anos atrás. A fotografia é linda, a paisagem, inóspita. E a dupla improvável que segue nessa jornada luta pra sobreviver. Vale embarcar junto!
Em tempo: para além da aventura e do drama dos personagens, esta é mais uma travessia para fincar a bandeira em outro país, para garantir a posse de um território. Tudo parte desse movimento de se apossar, de explorar e, assim, ser mais forte do que o outro. Pelo menos nas aparências.
Comentários