CASABLANCA

Cartaz do filme CASABLANCA

Opinião

Sempre haverá Paris e sempre haverá a dupla Ingrid Bergman e Humphrey Bogart para relembrar este clássico filmado e ambientado durante a Segunda Guerra. Casablanca se passa justamente na porção francesa do Marrocos, governada pelos colaboracionistas de Vichy, por onde passavam todos aqueles que almejavam fugir da guerra em direção aos Estados Unidos. Em tempos de Oscar, vale dizer que Casablanca ganhou como melhor filme, diretor e roteiro em 1943, em plena guerra.

Além de refugiados e membros da resistência, a cidade de Casablanca ficava, naquela época, repleta de nazistas e oportunistas de plantão. É nesse clima que Ilsa Lund (Ingrid Bergman) e Rick Blaine (Humphrey Bogart) se reencontram e relembram a Paris de antes da guerra e que Rick tem que optar em socorrer seu rival Laslo, líder da resistência tcheca em fuga dos nazistas, ou revidar por ter sido deixado o Ilsa no passado. Em um dos vários diálogos memoráveis, Ricky pergunta ao inspetor de polícia por que salvaria Laslo. Sabiamente, o policial responde: “Porque atrás dessa sua cara cínica, há um sujeito sentimental”. E é desse sentimentalismo irônico que eu mais gosto no filme.

Ao som da eternizada As Time Goes By, o filme se desenrola com diálogos bem humorados e cenas inesquecíveis. Lançado em plena Segunda Guerra, imagino que os espectadores da época tenham ficado sem saber como tudo terminaria de fato – àquela altura do campeonato, não se tinha ideia do que ia acontecer com a Europa e com o mundo e o final do filme sugere uma certa incerteza quanto ao futuro dos personagens. Mesmo sabendo do desfecho da guerra e dos anos que se seguiram, até hoje, quando assisto à última cena, também me pergunto o que terá sido de todos eles. Um golpe de mestre do diretor Michael Curtiz em meio ao nevoeiro.

DICA AFIM: Ao rever Casablanca, lembrei-me do livro O Tempo Entre Costuras, da espanhola María Dueñas.Também se passa no Marrocos durante a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, mas desta vez no Marrocos espanhol.

Trailers

Comentários