BEL AMI – O SEDUTOR – Bel Ami
Opinião
Não li o livro de Guy Maupassant, em que este filme foi baseado. E já digo que nem quero ler. Claro, depois dessa adaptação tosca, superficial e truncada, não sobra realmente muita coisa. Aliás, sobra sim. O figurino, que é bonito, próprio do final do século 19, com toda a sua opulência e luxo. Mas é só.
Quando Robert Pattinson (também da saga Crepúsculo) fez Água para Elefante, fingi que não era comigo. Assisti ao filme muito incomodada com a artificialidade do ator, com personagens superficiais e um enredo chato. Confesso que nem sentar para escrever sobre o filme me deu vontade – tanto que não está no acervo do Cine Garimpo. Agora de novo, a sensação de impaciência durante a sessão foi total. A que veio, realmente, Robert Pattinson? Estou curiosíssima para ver Cosmópolis, do diretor David Cronenberg, que fez sua première em Cannes este ano estreia em setembro no Brasil. Aí é que nós vamos ver se o diretor dobra o garoto e consegue dar mais veracidade ao personagem.
Isso porque em Bel Ami – O Sedutor, não há. Robert Pattinson é Georges Duroy, um soldado maltrapilho que vaga pelos bares parisienses de segunda classe, sem um tostão e sem o prestígio e as influências necessárias para subir na vida naquele final do século 19. Quando encontra uma brecha com um antigo amigo, passa a ser rodeado e cortejado por belas mulheres (Uma Thurman, Kristin Scott Thomas e Christina Ricci – talentos desperdiçados!), mostra-se um galanteador (embora eu o ache péssimo nessa posição) e passa a ter a projeção que precisava para dar a virada como jornalista formador de opinião naquela sociedade interesseira e hipócrita. E para ganhar dinheiro.
Bel Ami estreia nos cinemas, mas não sei dizer se vai conquistar o público teen que tanto se encantou por ele na Saga Crepúsculo. Vamos ver. Mas me tirem disso, por favor. Adoro filmes de época e romances. Mas este primeiro longo do diretor Declan Donnellan não vale seu ingresso de cinema, seu tempo, sua energia – assista ao trailer abaixo e me diga se estou errada. Tem muita coisa boa para assistir. E se for para ver bons filmes de época, por que não rever Ligações Perigosas, por exemplo?
Comentários