A PERSEGUIÇÃO – The Grey

Cartaz do filme A PERSEGUIÇÃO – The Grey

Opinião

Achei que veria um filme de sobrevivência diferente. Tinha me impressionado com as críticas que diziam que percebíamos os ataque dos lobos somente pelos uivos e por seus olhos na escuridão do gelado Alaska. Que os animais mal eram vistos e que, portanto, o trabalho de sonoplastia era muito bom.

De fato, é bom mesmo. Pelo som da matilha de lobos, percebemos o nível do suspense prentendido pelo diretor. Mas, na maioria das vezes, em seguida os lobos aparecem sim e fiquei frustrada com esse argumento de que só os uivos criavam o clima de pavor vivido pelos personagens. Fora o detalhe interessante da sonoplastia, A Perseguição é mais um filme de sobrevivência após um trágico acidente de avião em que só 7 passageiros ficam vivos no meio da imensidão do território coberto de gelo e neve. O líder é Liam Neeson (também em 72 horas, Cruzada, A Lista de Schindler), exímio conhecedor do comportamento dos lobos, que ameaçam o grupo o tempo todo. Eles lutam contra o frio, a fome, o cansaço, as intrigas, as diferenças de temperamento, mas o filme não apresenta novidades.

Do gênero, gosto mais de Caminho da Liberdade – mais interssante, mais envolvente, uma história melhor. No fim das contas, não sei a que veio este título: se os sobreviventes é que perseguem o caminho para a improvável salvação, ou se são os lobos que perseguem os sobreviventes. Fato é que o título original é The Grey, referindo-se aos lobos cinzas que os ameaçam. Teria sido melhor manter algo parecido em português. Afinal, são eles os agentes da história.

Trailers

Comentários