A MULHER DE PRETO – The Woman in Black

Cartaz do filme A MULHER DE PRETO – The Woman in Black

Opinião

No primeiro momento, não dá para dissociar a imagem do Harry Potter do personagem de Daniel Radcliffe. Depois de fazer oito filmes de 2001 a 2011, a identidade de Radcliffe passou a se confundir com a do próprio Harry. Aliás, muito se falou sobre isso depois do último filme da série: se ele seria capaz de virar a página do Harry Potter e continuar sua carreira no cinema, investindo em outras imagens, outras histórias e personagens. E o principal: se saberia escolher o projeto ideal para se relançar.

Ainda estou para rever a série toda e publicar aqui no Cine Garimpo um comentário. Mas mesmo sem tê-la fresca na cabeça, tive a impressão de que Radcliffe aceitou este papel em A Mulher de Preto por se tratar de um filme de mistério, casa mal-assombrada, fantasmas – algo que remete ao suspense e terror dos enredo da série. Seria uma maneira de diminuir o risco, um personagem na mesma “linha”? Pelo contrário, acho que foi uma decisão até mais perigosa pelas óbvias comparações que surgem daí. Foi corajoso – e, de certa forma, bem sucedido. Seu personagem exige uma atuação apática e abatida, pelo seu estado emocional, e Radcliffe é bom nisso (ele faz um tipo meio apagado…). Resta saber se encararia um projeto com outro perfil.

A Mulher de Preto propriamente dita é o fantasma de uma senhora que morou em um casarão imenso, localizado numa região pantanosa, com uma ambientação e produção incríveis. Inconformada com a perda trágica de seu filho, assombra a todos que passam por lá, provocando a morte de outras crianças no vilarejo. Arthur Kipps (Daniel Radcliffe) é um advogado austero do começo do século XX, ainda abalado emocionalmente com a morte da mulher. Tem um filho de 4 anos para criar e precisa salvar o emprego. Sua última chance é resolver os problemas de documentação dessa família e de sua propriedade abandonada. E mal-assombrada.

Radcliffe promete suspense, vários sustos e um típico filme de terror com assombração e almas deslocadas que, por algum motivo, ainda não deixaram este mundo. Quem gosta do gênero vai aproveitar – muito embora não tenha novidade alguma, conte com os elementos clássicos do cinema-suspense: vilarejo remoto, habitantes assustados, cenário tenebroso, casa abandonada. Mas pode ser que você se surpreenda com o final. Mas só no último instante.

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