FRANCES HA

Cartaz do filme FRANCES HA

Opinião

Delicado, bem humorado e inteligente. Precisa mais? Tem a cara do cinema independente, aquele que retrata o cotidiano, que não se importa com grandes malabarismos na produção ou no personagem, e que por isso cria uma empatia imediata com o espectador. Quem é que já não se sentiu como Frances, a personagem da ótima Greta Gerwig? Sem rumo, a ponto de não conseguir dizer o que faz da vida.

E não consegue porque acha que não faz nada de fato. Aos 27 anos, Frances resolve não morar com o namorado porque não pode decepcionar a melhor amiga, com quem ainda divide o apartamento. É a relação com a melhor amiga que justamente norteia os passos de Frances. Sente-se abandonada quando Sophie assume um relacionamento, deixa pra trás o comportamento adolescente e entra na vida adulta. Frances não consegue soltar as amarras. Com eterno jeito de moleca, fazendo brincadeiras ainda de menina e dizendo não-importa-o-que totalmente sem filtro ou censura, vai costurando uma comédia deliciosa, cheia de situações cotidianas, familiares a todos nós (principalmente às mulheres), com uma pitada poética.

Sem ser piegas, não se preocupe. Filmado em preto e branco, o olhar do diretor Noah Baumbach (também de A Lula e a Baleia) é permeado pela visão da própria Greta, corresponsável pelo roteiro. Algo parecido com o que faz a atriz Julie Delpy em seus filmes: tive a impressão de que Greta e Frances eram a mesma pessoa, de que a atriz encenava sua própria experiência. Uma sacada, porque coloca a gente dentro do filme, como se compartilhasse sua dúvida, seu difícil e suado rito de passagem para uma vida enfim adulta.

Portanto, o filme tem a cara de quem gosta de cinema autoral, de quem gosta de releituras da própria vida, do transporte natural e simples das experiências em comum para a telona. Aliás, difícil classificar Frances Ha: é bom para pensar, se divertir, se emocionar e também ver bem acompanhado. É o tipo de filme que rende boa conversa depois, e uma companhia aqui é essencial!

 

 

Trailers

Comentários