TERRA SELVAGEM – Wind River
Opinião
Tem algumas minorias de que ouvimos falar bem pouco. Com os indígenas é assim – ou com a pequena população que sobrou deles. O que era a terra selvagem deles, hoje mais parece um esconderijo. Tirando esse viés dramático da vida real, o que temos aqui é filme de assassinato e suspense, nos confins gelados das montanhas americanas.
Uma jovem é encontrada morta no meio da montanha nevada, por um caçador de predadores da região (Jeremy Renner, também em A Chegada, Era Uma Vez em Nova York). Tem uma agente do FBI envolvida na investigação, que esbarra em outra jovem que também foi morta há mais tempo e bate de frente com o preconceito que sofrem os índios.
Mulheres índias desaparecidas são um índice que não tem números – os homicídios deste grupo demográfico não são contabilizados. É a estatística da indiferença que esta produção trás, mas isso é pano de fundo pra a história de um crime. Fica a sugestão pra quem quiser entrar mais nesse meandro das minorias eliminadas a torto e a direito mundo a fora.
Comentários