O HOBBIT – UMA JORNADA INESPERADA – The Hobbit – An Unexpected Journey

Cartaz do filme O HOBBIT – UMA JORNADA INESPERADA – The Hobbit – An Unexpected Journey

Opinião

Para quem não assistiu à trilogia O Senhor dos Anéis e está aflito achando que não vai acompanhar este primeiro filme O Hobbit – Uma Jornada Inesperada (também parte de uma trilogia), pode se acalmar. J.R.R. Tolkien escreveu o livro O Hobbit em 1937, portanto muito antes de inspirar-se e escrever a trilogia de O Senhor dos Anéis, lançada entre 1954 e 55, em três volumes.

O Hobbit – A Jornada Inesperada é o começo de tudo. Conta como o hobbit Bilbo, esse ser de estatura pequena e pés avantajados, é escolhido pelo mago Galdalf, para ajudar um grupo de 13 anões a recuperar seu reino de Erebor, tomado pelo dragão Smuag. Nessa viagem, Bilbo tem que se deparar com elfos, orcs, goblins e aranhas gigantes e encontra o Anel do Poder e o toma de Gollum (Andy Serkis) e é ele que vai fazer a ligação entre as suas duas obras. 

Em quase três horas de filme, eu diria que esta primeira parte de O Hobbit é espetacular na construção dos detalhes, na riqueza da história e do roteiro. Claro que retoma o conceito e o imaginário de O Senhor dos Anéis. Além do sucesso anterior, estamos falando aqui do mesmo cenário imaginado e descrito por J.R.R. Tolkien, a mitológica Terra Média. Pois bem, para os que dizem que isso faz com que O Hobbit seja mais do mesmo, descordo. O filme conta uma história diferente, revisita alguns personagens, que justamente darão sequência e graça ao todo. Confesso – um pouco sem jeito – que ainda não inclui a tão aclamada série O Senhor dos Anéis no Cine Garimpo. Vou correr atrás do prejuízo e quando os outros dois filmes da trilogia Hobbit forem lançados em 2013 e 2014, teremos o panorama da Terra Média e seus estranhos e simpáticos seres completa.

Trailers

Comentários