O CONCERTO – The Concert

Cartaz do filme O CONCERTO – The Concert

Opinião

Leve, descontraído e em algumas situações engraçado, a meu ver O Concerto é uma comédia mais russa do que francesa. E esse é o ponto interessante da história. Embora parte dos personagens fale francês e parte do filme gire justamente em torno da ida dos músicos ao concerto em Paris, a essência é russa, a cultura é russa, a paródia social é russa, a música é Tchaikovsky. Eu diria que é uma comédia irônica tanto do socialismo, com seus mandos e desmandos sem sentido, quanto da atual sociedade russa, em que os cidadãos que sofreram com o regime ainda tentam achar seu lugar ao sol.

A história é curiosa: um importante maestro russo é despedido do seu cargo e tem sua carreira definitivamente arrasada quando decide não demitir os músicos judeus da orquestra. Isso em 1980, quando o partido socialista mandava e quem não obedecia era fadado ao eterno fracasso. Agora, em 2010, ele resolve fingir ser novamente o maestro do Bolshoi, convoca os músicos daquela época e embarca na aventura para Paris. Tem cenas caricatas de bebedeira, um pouco de exagero na farra, na caracterização dos músicos ciganos e na preparação da viagem, mas acho que faz parte da proposta da sátira.

Além dos músicos russos, a atriz francesa Mélanie Laurent (também em Bastardos Inglórios, Não se Preocupe, Estou Bem) integra o elenco e é sempre uma presença forte e convincente. É um filme leve, com uma pitada de cultura russa e de drama familiar – boa pedida para quem quer sair do comum.

Trailers