JULIE & JULIA

Cartaz do filme JULIE & JULIA

Opinião

Quando uma amiga viu este filme nos Estados Unidos – muito antes de ele chegar ao Brasil e de o Cine Garimpo nascer de fato – me disse que eu precisa assistir, porque a tal da Julie também tinha um blog. Quando passou na Mostra de Cinema de São Paulo, e nesse momento o meu blog já estava no ar, outra amiga disse que eu não poderia perder, porque Julie tinha tido a mesma ideia que eu. Bem, eu sei que cada coisa é uma coisa, mas não pude deixar de me identificar. Afinal, os dois projetos nasceram de hobbies, da paixão pela escrita e da possibilidade de compartilhar conhecimentos e visões de mundo através de um interesse comum – se é que alguém iria se interessar por aquilo, como bem disse Julie…

Bem, enquanto eu falo de cinema, Julie Powell fala de comida. Às vésperas de virar balzaquiana, Julie tem um trabalho burocrático e se vê sem objetivos. Como gosta de cozinhar, adora a ideia de seu marido (Chris Messina, também em Vicky Cristina Barcelona) de escrever um blog de receitas. Usa como base o livro da americana Julia Child, que escreveu o famoso Mastering the Art of French Cooking nos anos 60 -livro clássico de receitas francesas direcionado ao público americano. Para não correr o risco de começar e desistir no meio da empreitada, coloca uma meta: testar e publicar as 524 receitas do livro no prazo de um ano. Compromissada com seus supostos e invisíveis leitores, ele tem que ir em frente.

Paralelamente à história de Julie, o filme mostra a trajetória da Julia Child citada acima – a americana que se muda com o marido para Paris nos anos 1940 e, buscando fazer algo da vida, inscreve-se na escola de culinária Cordon Bleu e envereda pela arte da cozinha até escrever o livro e tornar-se apresentadora de televisão. Embora em gerações completamente diferentes, suas vidas são entrelaçadas de maneira engenhosa e divertida.

É uma comédia deliciosa de assistir, mesmo porque é real. Julia (Meryl Streep) deixou um livro de memórias, além do de culinária, e Julie (Amy Adams), o blog. (Vale dizer que a dupla de atrizes arrasa e também está em Dúvida.) Toda essa história virou o livro Julie & Julia pelas mãos de Julie (que finalmente virou escritora), que por sua vez se transformou neste filme. E ela que não acreditava que havia alguém do outro lado do monitor… Aliás, tem alguém aí?

Trailers

Comentários