CELESTE E JESSE PARA SEMPRE – Celeste & Jesse Forever
Opinião
Comédia romântica às avessas. Em vez de percorrer o caminho natural – e já esperado – dos filmes do gênero, em que um improvável casal se encontra, se conhece, passa por uma série de situações estranhas, ou engraçadas, ou atrapalhadas, e no final satisfaz o desejo de romance que todo espectador nutre, Celeste e Jesse vão na contramão. Isso faz o filme ser diferente, quebrar expectativas. E isso eu acho muito bom.Estados Unidos, 2102 (92 min)
Bom porque apresenta uma outra linguagem. Veja só você que Celeste e Jesse formavam um casal do estilo “Eduardo e Mônica”. Ela intelectualizada, profissional bem sucedida, jeito maduro, bem resolvido; ele ainda procurando o que fazer da vida, sem se empenhar muito, diga-se de passagem, com um jeitão adolescente, casual. Cansada desse comodismo, Celeste pede para se separar, mas nem por isso cortam os laços. Ele continua morando nos fundos da casa dela, continuam sendo melhores amigos e divertem-se juntos como ninguém. Com aquela intimidade que só um casal muito cúmplice pode ter, em que só eles entendem suas próprias piadas. Mas seus momentos retratam a difícil arquitetura do casamento, que vai além, muito além de uma boa amizade.
No entanto, a ruptura só acontece de fato quando Jesse resolve dar chance para outro amor. Então Celeste percebe o que realmente perdeu. Num clima de filme independente, estilo 500 Dias com Ela, Medianeiras, Ruby Sparks – A Namorada Perfeita, Por Uma Vida Melhor (todos publicados aqui no blog), é o tipo de roteiro que não tem o rabo preso. É para quebrar expectativas e construir uma nova história. Celeste e Jesse Para Sempre é uma linda história de amor, nunca de desamor. E também do descobrimento do amor próprio. Fundamental para um casal tenha chance de dar realmente certo.
Comentários