CASA DE AREIA

Cartaz do filme CASA DE AREIA

Opinião

“Aqui é mar aberto. O barco é só para pegar peixe. Nunca vi ninguém chegar. Nem sair.”

Casa de Areia, vista pela segunda vez, é ainda melhor. Bonito, calmo e intenso ao mesmo tempo; percebi que é de uma beleza ímpar em todos os aspectos. Nos quesitos mulheres, relações, escolhas e família é tocante. Minha dica: assista em um dia calmo e contemplativo, para não achar que é areia demais para o seu caminhãozinho – literalmente. Na região de Lençóis Maranhenses, onde foi filmado, a natureza tem areia que encobre tudo e muda a paisagem num piscar de olhos. Um quase deserto, não fosse pelas lagoas que se formam com as chuvas.

Fico imaginando uma imensidão de areia a perder de vista e a perder a noção do tempo. Assim como aconteceu com Maria e Áurea, que foram parar naquela terra de ninguém, onde “o que não é céu é chão” em 1910, para nunca mais sair. Áurea vai com o marido, levando sua mãe. Ele morre, elas permanecem. Áurea é Fernanda Torres (também em A Mulher Invisível e Jogo de Cena), e Maria, a outra Fernanda, a Montenegro (também em Central do Brasil). O tempo passa, Áurea tem uma filha também Maria. À medida que Áurea e Maria crescem, é Fernanda Montenegro que passa a representá-las. Convenhamos: tem que ser muito boa para encenar as três gerações da família.

Não é para qualquer uma mesmo. Ela é fantástica. E com a semelhança física entre as duas, a gente acredita piamente. As referências ao tempo – que nesse areal é medido pelas chuvas, pela passagem do moço que traz sal, pela formação ou não das lagoas, pelo envelhecimento -, são preciosas. Alguns acontecimentos marcam onde estamos na linha do tempo: os cientistas que passam por lá em 1919 contam que houve uma guerra por quatro anos; quando retornam ao mesmo local, voltam de jipe, dizendo que já tinham estado lá há 20; Maria encontra a mãe e conta que o homem havia pisado na Lua. Gosto da expressão de Áurea quando fica sabendo que não encontraram nada mais do que areia por lá. Areia por areia, que ficasse onde estava mesmo. Faz cara de feliz, como quem tem certeza que não perdeu muita coisa na vida.

Trailers

Comentários