AS IRMÃS MACALUSO – LE SORELLE MACALUSO

Cartaz do filme AS IRMÃS MACALUSO – LE SORELLE MACALUSO

Opinião

Emma Dante faz um filme sensível, sobre relacionamento familiar. Tudo acontece entre as irmãs Macaluso – uma história que todo mundo que tem muitas irmãs deveria assistir.

Em três fases da vida, vemos como elas se comportam, quem cuida de quem, como se relacionam. Uma tragédia impacta a vida de todas elas em um determinado momento, e tudo muda.

A diretora tem o cuidado de mostrar a passagem do tempo mudando a atriz que faz as personagens. Foca nos trejeitos de cada uma delas, pra que a gente não se apegue à semelhança física, e sim ao comportamento, à maneira de ver a vida, de cuidar, ter ciúme, brigar com as irmãs. São muitas mulheres envolvidas neste projeto, o que enriquece ainda mais esse universo feminino diverso, profundo, complexo.

Tão complexo como o próprio apartamento onde elas vivem em Palermo – que com sua mobília, marcas na parede, seus pombos, recheia essa trajetória com vida e morte, com dor e amor. Dante é econômica nos diálogos, diz o essencial, mas mostra uma abundância de sentimentos e gestos, pra construir um filme que prescinde de palavras.

Trailers

Comentários