ANTES DO PÔR-DO-SOL – Before Sunset
Opinião
Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram em 1995, em um trem na Europa. A química entre eles foi tão grande que combinaram de se encontrar novamente depois de 6 meses. Essa história foi contada em Antes do Amanhecer, que está publicado aqui no blog. Depois de nove anos, o diretor Richard Linklater filma a sequência, em que Jesse e Celine se reencontram em Paris, no lançamento do livro dele, inspirado no dia que passaram juntos em Viena. Mas suas vidas já não estão mais desimpedidas como estavam quando tinham 23 anos. Nesse tempo, fizeram a suas escolhas. Agora em Paris, conversam sobre o que teria acontecido se realmente tivessem se encontrado depois de alguns meses.
O filme é basicamente o diálogo entre eles. Passam a limpo esses anos em que não se viram, contam como anda o coração, a profissão, a vida como um todo e que caminho almejam seguir. Tudo é mostrado de uma maneira muito simples, natural e poética – quase um tratado das diversas áreas da vida por que precisamos permear. Indiscutível a liga e a harmonia entre o casal. Será que teria dado certo? Será?
Vale dizer que não tem graça assistir a Antes do Pôr-do-Sol sem ter visto Antes do Amanhecer. As referências ao tempo que passaram juntos são muitas e você vai perder parte da nuance e da suavidade do filme. Bem melhor o programa completo; muito melhor se for bem acompanhado. Diante da profusão de filmes bobos e idênticos sobre mulheres frustradas, rodadas demais e sem perspectiva de achar marido, ou seja, um apelação total, você tem ainda mais motivos para assistir a estes dois filmes, singelos, profundos e inteligentes.
Comentários