1874 – O NASCIMENTO DO IMPRESSIONISMO – 1874 – la naissance de l’impressionnisme

Cartaz do filme 1874 – O NASCIMENTO DO IMPRESSIONISMO – 1874 – la naissance de l’impressionnisme

Opinião

O ano era 1874 e o padrão era o clássico. Mas como nada dura pra sempre e as mudanças na arte do decorrer dos tempos é prova disso, temos aqui um marco. Cansados das regras acadêmicas e da censura ditada pela burguesia parisiense, um grupo de jovens artistas vai quebrar padrões e mudar, no final do século 19, a história da arte — e, claro, a maneira de ver o mundo.

O movimento dos impressionistas — como ficaram conhecidos os jovens Degas, Renoir, Monet, Pissarro, Cézanne, Berthe Morisot, Sislet — chacoalhou não só Paris daquela época, mas o mundo. A obsessão era “representar, acima de tudo, o instante fugaz de uma impressão”, como diz a voz da narradora, intercalada com momentos de ficção pra ilustrar a trajetória de cada um deles.

Cheio de referências sobre a Paris da época, o império e guerra contra a Prússia, as exposições e o nascimento dos grandes boulevards, 1874 – O NASCIMENTO DO IMPRESSIONISMO é um ótimo apanhado detalhado daquele tempo que mudou, inclusive, a experiência com da arte com a natureza dando voz ao naturalismo e ao realismo, agora de uma maneira relativa: através das impressões.

Comentários