HOJE

Cartaz do filme HOJE

Opinião

Hoje é Denise Fraga. Ponto. O único personagem que a acompanha é real e irreal ao mesmo tempo;  a solidão e o medo que ela carrega a tornam ainda mais só nessa produção de Tata Amaral. Então, Denise Fraga é o filme Hoje, integralmente. Não só fisicamente, mas principalmente nas emoções, lembranças, possibilidades futuras. Nesse ponto a diretora acerta em cheio: constrói a Vera amedrontada com o passado e temerosa em relação ao futuro. E são esses sentimentos que transbordam em Hoje, o momento da vida dela que pretende ser o momento da virada.

Vera era militante política na ditadura, seu marido (Cesar Troncoso, também em Infância Clandestina, O Banheiro do Papa) desaparece na repressão e ela luta durante anos para ser indenizada. Quando finalmente consegue, compra um apartamento – cenário do filme praticamente inteiro – e tenta recomeçar a vida. Tenta, mais ainda derrapa nas lembranças, nas inseguranças, na perda da liberdade. Tive a impressão de assistir a uma peça de teatro, em que Denise é não só a protagonista, mas praticamente fala com ela mesma o tempo todo. Diálogo interior, denso e profundo. De uma dramaticidade que poucas atrizes poderiam transmitir. Até por isso acho, infelizmente, que Hoje não é para qualquer público. Precisa paciência, apreciação.

Hoje, vencedor do Festival de Brasília em 2011, é para quem gosta de monólogos. Usei a palavra ‘diálogo’ acima, mas acho até que está empregada no sentido figurado. Vera conversa com outros personagens, mas tenho a impressão de que está, o tempo todo, tentando entender seus sentimentos, colocá-los em ordem, livrar-se de culpas passadas, para então seguir em frente. Dá pra ver que não se trata de um roteiro linear, organizado, pragmático. É simples e elaborado ao mesmo tempo, assim como são as sensações que vão e vem dentro de alguém que precisa, finalmente, dar um rumo na vida.

Gosto quando um filme tem um formato que condiz com seu tema. Hoje faz isso, pincelando as ideias e situações, para chegar no desfecho. Que é muito bacana por sinal.

Trailers

Comentários