ANTES DO AMANHECER – Before Sunrise

Cartaz do filme ANTES DO AMANHECER – Before Sunrise

Opinião

Delicioso encontro casual em um trem. Um americano e uma francesa sem compromisso, com possibilidades de mudar o destino com uma simples decisão. E eles decidem: descer do trem em Viena, explorar a cidade na única noite que têm juntos, antes da partida dele de volta pra casa.

Antes do Amanhecer é uma bonita e poética experiência. Ao mesmo tempo em que se conhecem, que sentem que algo os une como se fossem almas gêmeas, falam das relações de família, dos amores passados, das expectativas, medos e filosofias de vida. Durante uma noite fazem o balanço de suas vidas naquele momento em que ambos estão indecisos, insatisfeitos com a vida e portanto abertos a novas vivências. Vi grandes semelhanças com Além da Estrada (em cartaz), em que dois jovens estrangeiros se conhecem no Uruguai e estabelecem uma relação intensa e verdadeira.

A liga entre o casal Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) é evidente e isso faz o filme ser ainda mais gracioso, mais singelo e mais inteligente. Por motivos práticos, acabam se separando ao amanhecer, mas combinam de se encontrar em seis meses. Este filme tem uma sequência, Antes do pôr-do-sol. Não vou dizer se encontram como combinado, mas que o filme deixa algo no ar, isso deixa mesmo.

Comentários