ESSES AMORES – Ces Amours-là

Cartaz do filme ESSES AMORES – Ces Amours-là
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Opinião

Estamos em tempos de filmes que homenageiam o cinema. Os dois grandes vencedores do Oscar deste ano, O Artista e A Invenção de Hugo Cabret, contam a história da sétima arte, como ela percorreu a história do século 20, homenageia o olhar e os homens por trás das câmeras, sua capacidade de fazer parte da vida das pessoas. Em Esses Amores, Claude Lelouch, diretor de mais de 50 filmes, faz exatamente isso: conta uma história que percorre o século 20, passa pelas duas Grandes Guerras, pelo holocausto, pela França ocupada, pela Resistência, pelo Dia D, ancorado na vida de Ilva, a personagem de Andrey Dana (também em Bem-Vindo). E para justificar o título, as atitudes e decisões de Ilva durante toda a sua vida não são pautadas pela razão, e sim por seus amores – o grande tema da obra de Lelouch.

Assisti a Esses Amores com a forte sensação de que Lelouch fez o filme para ele próprio. Mais do que para o espectador. Muitos personagens, muitas histórias paralelas me deixaram um pouco cansada. Talvez tenha pecado pelo excesso de informações – por isso acho que dialoga mais com seu alterego, sua história de vida, suas memórias, do que com o espectador. O que não quer dizer que não tenha uma boa história e recortes interessantes. Tem um estilo novelão e me lembra bastante o italiano Baarìa – A Porta do Vento, que também tem uma bonita produção de época, é cuidadoso, mas arrastado.

Esses Amores é essencialmente um filme de amor, seus sabores e dessabores, autobiográfico certamente, regado com muita música, composições para o cinema, também dentro dessa panorama autobiográfico. O que eu gosto mais de Lelouch – e gosto imensamente – é seu filme de 1966, Um Homem, Uma Mulher (que tem até uma sequência chamada Um Homem, Uma Mulher – 20 Anos Depois). É aqui que o diretor imprime sua sutileza, sensibilidade e originalidade. Em Esses Amores, eu diria que tem mais cara de um bem feito folhetim.
(O trailer mostra bem esse ritmo, dê uma olhada.)

 

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