cinegarimpo
SEVEN – SETE PECADOS CAPITAIS – Seven
CLASSIFICAÇÃO: Suspense, Para Rever, Garimpo na Locadora, Estados Unidos - 01/08/2013

Para quem não se lembra – ou anda preocupado com o assunto – os sete pecados capitais são: gula, preguiça, vaidade, inveja, luxúria, cobiça, ira. O que pode parecer comum a qualquer mortal que peca naturalmente, não é aos olhos de um psicopata, que se considera justiceiro.

Óbvio, mas nem tanto. Quando os crimes começam a acontecer, indícios apontam para um serial killer que segue a lógica dos pecados: entope a primeira vítima de comida e a mata por causa da gula, e assim por diante (não vou descrever as cenas dos crimes, porque aqui está a grande originialidade do filme). Se fosse tão óbvio assim, o criminoso não teria chegado na reta final. Seven segue num compasso alucinado. Os investigadores e nós sabemos qual será o mote do próximo crime. Mas impedir que ele ocorra é que é a grande questão.

O ritmo construído e mantido pelo diretor David Fincher (A Rede Social, Millennium – O Homem que Não Amava as Mulheres) é a chave do suspense. Permeado pela disputa entre os dois detetives, o experiente William Somerset, que está prestes a se aposentar, e o novato e cheio de energia David Mills, para quem a solução dos crimes passa a ser uma questão de honra, acabam tendo que se unir para não virarem vítimas. Numa parceria entre gigantes como Morgan Freeman (Invictus, Batman – O Cavaleiro das TrevasRessurge, Antes de Partir, Oblivion, Truque de Mestre, Um Sonho de Liberdade, Conduzindo Miss Daisy) e Brad Pitt (Guerra Mudial Z, Babel, Onze Homens e um Segredo, Bastardos Inglórios, O Homem que Mudou o Jogo), Seven gera suspense até o final.

E atenção: encontrar o assassino não basta para desvendar o caso. Além da engenhosidade do entrelace dos pecados e do modus operandi das mortes, das ótimas performances (inclusive da esposa de David Mills na pele de Gwyneth Paltrow), vale rever pelo sorriso de pura crueldade do serial killer. De novo, Kevin Spacey (Beleza Americana, Quero Matar Meu Chefe, Margin Call – O Dia Antes do Fim) dá um show. Mesmo sendo bem breve.

DIREÇÃO: David Fincher ROTEIRO: Andrew Kevin Walker ELENCO: Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow, Kevin Spacey | 1995 (127 min)

 

 

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG