cinegarimpo
SABOR DA VIDA – An
CLASSIFICAÇÃO: Para se Emocionar, Japão, Garimpo na Locadora, Drama - 16/12/2015

A festa da contemplação das flores das cerejeiras se chama Hanami – que quer dizer exatamente isso: reverenciar esse fenômeno da natureza, quando as flores se abrem ao mesmo tempo e caem repentinamente. Aliás, o filme Hanami – Cerejeiras em Flor traz o mesmo tema profundo de Sabor da Vida: a reflexão do momento de vida, a apreciação do diferente e a busca pela essência que une as pessoas.

Dito isso, fica claro que Sabor da Vida não é um filme fechado, nem conclusivo – e se encaixa superem no perfil da categoria Un Certain Regard (que eu adoro!) de Cannes, quando foi o filme de abertura. O pano de fundo são os dorayakis – panquecas recheadas com pasta de feijão vermelho doce, conhecidas como “an”. É por causa delas que três pessoas bem diferentes se conhecem, se estranham e encontram semelhanças e afetos no meio da diversidade. Tudo isso enquanto as cerejeiras florescem e transformam o ambiente externo e interno de qualquer um ao redor.

Com ritmo mais lento e contemplativo, o filme vai mostrando quem é o rapaz que faz as panquecas, quem é a senhora que se oferece pra ajudar e traz uma receita mágica e saborosa de pasta de feijão e quem é a garota que capta todo esse movimento e se interessa pela energia nova que paira no ar.

Na 39ª Mostra Internacional de Cinema de SP, Sabor da Vida foi considerado Melhor Filme pelo público. Bem interessante, já que fala basicamente de sentimentos. Sinal de que o cinema toca e transforma sim as pessoas que estão abertas a contemplar as flores.

 

DIREÇÃO: Naomi Kawase ROTEIRO: Durian Sukegawa, Naomi Kawase ELENCO: Kirin Kiki, Masatoshi Nagase, Kyara Uchida | 2015 (113 min)

 

 

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG