cinegarimpo
OS SUSPEITOS – Prisoners
CLASSIFICAÇÃO: Suspense, Para Sentir Medo, Garimpo na Locadora, Ação - 16/10/2013

Não há pai ou mãe que não temam o desaparecimento de um filho. Não saber o seu paradeiro de uma criança é um pesadelo que transcende qualquer tentativa de reparação. Pior do que a morte? Talvez. Pela incerteza, pelo sofrimento da criança, pelo fantasma da dúvida que perseguirá a família para sempre. Interessante a iniciativa da Paris Filmes, distribuidora de Os Suspeitos no Brasil. Junto com o site MeuFilhoSumiu.com, ferramenta que divulga fotos e informações de crianças desaparecidas, estão espalhando nas redes sociais dicas de uma cartilha proposta pelo Centro Nacional de Crianças Desaparecidas. Tem muito mais gente nessa situação do que poderíamos imaginar.

Alguns dos itens da cartilha fala da importância de ensinar as crianças a reconhecer um comportamento inaceitável. Aquele velho discurso de desconfiar de movimentações, perguntas, aproximações estranhas – que parece clichê, mas é essencial. Talvez esse tenha sido a falha de Keller Dover, pai de uma das garotas que desaparecem no dia de Ação de Graças. Reunidos para o almoço, as meninas saem na rua e não voltam mais. Representado talentosamente por Hugh Jackman (também em Os Miseráveis, Wolverine), Keller vai às últimas consequências para descobrir o paradeiro da filha. E por últimas consequências, entenda que ele se envolve no trabalho da polícia, encabeçado pelo detetive Loky (Jake Gyllenhaal, também em Contra o Tempo), ultrapassando os limites do bom senso, para entrar na seara do absurdo, que combina muito bem com a intensidade do desespero.

Sem entrar em detalhes porque o filme tem muitas surpresas e um desfecho incrível, Os Suspeitos toca na questão do desespero vivido pelas famílias, na destruição do núcleo familiar e na impotência diante de tanta loucura. Tem um ritmo tão envolvente que me fez permanecer inquieta e aflita durante os 153 minutos do filme. É violento, física e emocionalmente. Não poderia deixar de ser – o tema é aterrorizante. Mas compensa pelo encaixe de todos os fatores, personagens, suspeitos, vítimas, suposições. Preste atenção nos detalhes. Eles vão servir bastante quando as luzes se acenderem e você finalmente puder respirar aliviado, convencido de que tudo não passou de um filme. Neste caso. O título original do filme é Prisoners, ou seja, Prisioneiros, não só os sequestrados, como todos que têm de passar por esse trauma na vida.

 

DIREÇÃO: Denis Villeneuve ROTEIRO: Aaron Guzikowski ELENCO: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo, Paul Dano | 2013 (153 min)

 

 

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG