publicidade
LONDON RIVER – DESTINOS CRUZADOS – London River
CLASSIFICAÇÃO: Para Pensar, Para Entender o Nosso Mundo, Inglaterra, Drama - 30/09/2010

 

DIREÇÃO: Rachid Bouchareb

ROTEIRO: Rachid Bouchareb, Zoé Galeron e Olivier Lorelle

ELENCO: Brenda Blethyn, Sotigui Kouyaté, Francis Magee, Sami Bouajila, Roschdy Zem, Marc Baylis

Inglaterra, França, 2009 (97 min)

Cada vez mais se tem notícia de uma Europa multicultural, multiétnica, multifacetada. Cada vez mais se tem notícia das dificuldades de lidar com esse caldeirão de culturas e religiões, interesses e conflitos, invasões e expulsões. Cada vez mais a intolerância étnica e religiosa aparece como causa e consequência de conflitos, ataques terroristas ou simples desavenças cotidianas.

London River – Destinos Cruzados trata de todas essas diferenças, mas fala sobretudo das semelhanças entre os povos e da possibilidade de tolerância e entendimento diante das dificuldades. Toca na ferida do mundo globalizado também nos atentados terroristas, justo nesta semana em que vimos ameaças de bombas concomitantes em Paris, Berlim e Londres.

No filme, o cenário londrino é o fatídico 7 de julho de 2005, quando o explodem bombas em trens do metrô e em um ônibus, matando dezenas de pessoas na hora do rush. Uma senhora inglesa, que mora em uma ilha no Canal da Mancha, e um senhor africano, que imigrou para a França, buscam seus filhos, desaparecidos desde o dia do atentado. A fé e tradição da inglesa protestante se chocam com o islã, com o silêncio e submissão do imigrante negro. São várias os contrastes de cor, postura, discurso, idioma; do imperialista e do colonizado; da boa intenção e do preconceito.  Sra. Sommers e Ousmane têm mais semelhanças do que imaginam e isso dá ao filme um bonito e generoso traço humano.

London River rendeu ao ator Sotigui Kouyaté o Urso de Prata de Melhor Ator em Berlim no ano passado e tem uma mensagem intrigante na cena final. Fica a dúvida até quando é possível nutrir esperanças de relações mais humanas; o que fazer quando a descrença é maior tudo, a ponto de desistirmos da luta pela preservação dos ideais.

Estreia dia 1º de outubro nos cinemas.

Um Comentário to “LONDON RIVER – DESTINOS CRUZADOS – London River”

  1. Adorei o seu comentário!Realmente o final do filme é intrigante porque revela atos de descrença depois do filme ter mostrado tantas barreiras vencidas.
    Um abraço.

  2. Sidney on October 20th, 2010 at 09:18

Envie uma Opinião

© Copyright 2009-2013, Cine Garimpo

Navegue pela nossa versão mobile