cinegarimpo
LABIRINTO DE MENTIRAS – Im Labyrinth des Schweigens
CLASSIFICAÇÃO: Para Pensar, Para Entender o Nosso Mundo, Garimpo na Locadora, Drama, Alemanha - 17/12/2015

Este é o escolhido da Alemanha para disputar o Oscar de filme estrangeiro. Curioso, porque o escolhido da Argentina, também em cartaz, gira em torno do mesmo grande tema. Tanto Labirinto de Mentiras, quanto argentino O Clã falam do passado tenebroso dos dois países, da indiferença das pessoas em relação às atrocidades cometidas e da cumplicidade do governo em acobertar os criminosos. É de se parar pra pensar na maneira com que estamos escrevendo nossa história por aqui também.

É verdade que havia uma parcela da população que não sabia o que se passava em Auschwitz, principalmente os mais jovens. Mas são justamente eles que vão trazer à tona o passado, caçar os nazistas e contar pra todo mundo o que aconteceu nos campos de concentração. No final dos anos 1950, A Alemanha prospera, os nazistas voltam à vida normal e os sobreviventes da guerra sofrem com o silêncio da sociedade diante do Holocausto. Até que um jornalista reconhece um nazista que virou professor universitário, aciona o ministério público e sensibiliza um jovem promotor a investigar o caso, procurar os ex-agentes da SS escondidos e lutar para condená-los.

O título original alemão fala do “labirinto em silêncio”. Faz sentido: ninguém fala nada, ninguém viu nada, a não ser os judeus sobreviventes, que dão emocionantes depoimentos que dispensam até palavras. Preciso e habilidoso, este filme mostra o momento crucial em que a Alemanha passa os acontecimentos da Segunda Guerra a limpo, pune parte importante dos criminosos e começa a reescrever uma nova história com a geração que realmente não sabia de nada.

 

DIREÇÃO: Giulio Ricciarelli ROTEIRO: Elisabeth Bartel, Giulio Ricciarelli ELENCO: André Szymanski, Alexander Fehling, Friederike Becht| 2015 (101 min)

 

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG