cinegarimpo
INSIDE LLEWYN DAVIS – BALADA DE UM HOMEM COMUM – Inside Llewyn Davis
CLASSIFICAÇÃO: Para se Emocionar, Garimpo na Locadora, Estados Unidos, Drama - 21/02/2014

Que imenso prazer assistir a um filme incrível, sobre algo banal como o cotidiano. Sim, porque o Llewys Davis do título é um anti-herói. Não tem nada de especial, não alavanca a carreira nem tem o dom do fino trato do amor, é persistente mas sofre com a falta de sorte, não sai de algum lugar e chega em lugar nenhum. Mesmo assim, os irmãos Joel e Ethan Coen são geniais e é com Inside Llewyn Davis que a 37ª Mostra Internacional de Cinema abre hoje. Tratam o homem comum com o olhar humano, cuidadoso, permeado por aquilo que Llewys tem de mais especial, que contrasta fortemente com suas mazelas: a música.

Imenso prazer assistir a um filme amarrado, apesar de a amarração do roteiro ser feita em uma história sem começo, meio e fim. É um  recorte aparentemente aleatório da vida desse cantor folk, que tenta se lançar no mercado, tenta ganhar terreno e dinheiro, dorme de favor na casa das pessoas, coleciona desafetos e amores desfeitos e que não tem desfecho propriamente dito. É como se o filme pudesse terminar em qualquer ponto, não perderia o sentido da banalidade do cotidiano, com genialidade.

Tem que ser muito hábil e principalmente sensível para construir uma narrativa desta maneira. Elenco forte, personagens marcantes, na Nova York dos anos 60. Detalhes sutis que compõem o todo, como o gato que permeia todo o filme, e a trilha sonora belíssima fazem deste o filme mais harmonioso e singelo dos que assisti dos diretores. Nada comparado com a agressividade de Onde Os Fracos Não Têm Vez, com o western de Bravura Indômita, nem com a ironia de Queime Depois de Ler, nem com a provocação de Um Homem Sério, nem mesmo com os episódios dos diretores em filmes como Paris, Eu Te Amo e Cada Um Com Seu Cinema. Inside Llewyn Davis (prescinde do subtítulo dado pela distribuidora) não tem a cara de nenhum deles. Tem cara única e uma beleza natural da vida do homem comum.

 

DIREÇÃO e ROTEIRO: Ethan Coen, Joel Coen ELENCO: Oscar Isaac, Carey Mulligan, John Goodman, Justin Timberlake | 2013 (105 min)

 

 

COMPARTILHE: TAGS:  

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG