cinegarimpo
GÊNIO INDOMÁVEL – Good Will Hunting
CLASSIFICAÇÃO: Para Rever, Para Pensar, Estados Unidos, Drama - 13/12/2011

DIREÇÃO: Gus Van Sant

ROTEIRO: Matt Damon, Ben Affleck

ELENCO: Robin Williams, Matt Damon, Ben Affleck, Stellan Skarsgard, Minnie Driver, Casey Affleck, Cole Hauser

Estados Unidos, 1997 (126 min)

Alguns atores não têm mesmo descanso. Além de serem peças geradoras de público, são atores coringas, de forte presença nas telas e de muito talento. Matt Damon é um deles, que chama a atenção pela quantidade de filmes nos últimos anos. Aqui no Cine Garimpo temos ContágioBravura Indômita,  Além da VidaInvictusSyryana – A Indústria do PetróleoTrabalho Interno e Running the Sahara (como narrador), além de inúmeras participações com a voz em animações como Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar e Happy Feet 2. Para fechar o ano, estreia em mais um filme no dia 23 de dezembro: Compramos um Zoológico.

Não é pouca coisa. Voltei no tempo e garimpei Gênio Indomável, de 1997, quando Damon tinha 17 anos. Do mesmo diretor de Inquietos, Gus Van Sant fala aqui das relações humanas, a começar pela maneira como cuidados de nós mesmos. Matt Damon é Will Hunting, um gênio em matemática e tudo o que se refere ao mundo exato. Mas indomável em matéria de humanidades, a começar pela maneira com que lida com ele mesmo, com seus traumas, suas dificuldades e sua forma implacável de passar por cima dos sentimentos – seus e dos outros, como da namorada Skylar (Minnie Driver, também em A Condenação, A Minha Versão do Amor).

Até que seu talento é descoberto por um professor da faculdade onde é faxineiro e um terapeuta com características opostas é designado para tratá-lo. Na pele do sempre ótimo e carismático Robin Williams (Uma Noite no Museu 1 e 2), Sean Maguire traz à tona o lado humano das pessoas, dele mesmo, ressaltando ser falível, reflexivo, sensível. O embate de tudo isso com o frio e calculista Will  provoca um cair das máscaras duro e dolorido, temerário e vagaroso. Mas possível, no cuidado com os sentimentos, com as palavras que ferem, com os relacionamentos frustrados, com a culpa jogada em cima dos outros e dos fatos. Gênio Indomável é um filme belíssimo sobre o valor das experiências de vida e não só do conhecimento formal, sobre o sempre possível resgate de si próprio e controle das rédeas da vida. Vale revisitar!

 

 

COMPARTILHE: TAGS:  

2 Comentários to “GÊNIO INDOMÁVEL – Good Will Hunting”

  1. oi sou professor de sociologia e como moro em uma cidade do interior do maranhao fica dificil comprar filme original e estoun a rpocura de dois filmes ineteressantes e ediucativo para usar em minhasa aulas , O GENIO INDOMAVEL E SOMOS TODOS DIFERENTES seria possivel vcs conseguirem e mandar para op meu email eu ficaria eternamente grato

  2. cicero on maio 23rd, 2013 at 12:00
  3. Caro Cícero, obrigada pela sua mensagem. Não tenho como lhe enviar o filme. O que eu posso fazer é te recomendar outro filme muito bom sobre o assunto. Conhece “Entre os Muros da Escola”? Aí vai o link e bom garimpo! Abs. http://wp.me/pGdXA-l7

  4. Suzana (Cine Garimpo) on maio 23rd, 2013 at 14:29

Envie uma Opinião

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Você também pode assinar listas específicas:

 

 

FALE COMIGO HISTÓRIA DO BLOG
Navegue pela nossa versão mobile