WINTER ON FIRE: UKRAINE’S FIGHT FOR FREEDOM

Cartaz do filme WINTER ON FIRE: UKRAINE’S FIGHT FOR FREEDOM

Opinião

Pra tirar Viktor Yanukovych, o ditador pró-Rússia do poder, o povo ucraniano fica nada mais, nada menos do que 92 dias na praça principal de Kiev, protestando. Em pleno inverno, montou ali sua base, enfrentou a forte repressão das tropas oficiais e só arredou o pé quando o presidente foi deposto em fevereiro de 2014. Mas teve que ir pra ruas, o que é bem óbvio.

Este excelente documentário Winter on Fire: UKraine’s Fight for Freedom pode ser traduzido como Inverno sob Fogo: a Luta da Ucrânia pela Liberdade. E é bem isso mesmo: o povo passou o inverno sob fogo cruzado, dezenas de pessoas morreram, centenas ficaram feridas, milhares se juntaram dia a dia para prover comida, alimentos, remédios, assistência aos resistentes na praça de Kiev. Enquanto o povo queria se aproximar do Ocidente e da União Europeia, seu líder teimava em continuar a aliança com a Rússia. Descontente e sentindo-se traído, protesta até não dar mais.

Soa familiar? A insatisfação, sim. O modus operandi não. As coisas só mudam se o povo disser o que pensa. Indicado ao Oscar de melhor documentário, Winter on Fire impressiona pelo relato dos protestos, riqueza de imagens e intensidade do envolvimento da população. De arrepiar.

Trailers

Comentários